Gestão de Cerimonial e Organização De Eventos Na Administração Pública

Gestão de Cerimonial e Organização De Eventos Na Administração Pública
12 de Março de 2018
A Sistemática Processual Adotada Na Corte De Contas Federal No Tocante A Responsabilização Dos Agentes Públicos Perante O TCU E Outras Instâncias
7 de junho de 2018

Gestão de Cerimonial e Organização De Eventos Na Administração Pública

Categoria

Data e Horário do Evento

Data 04/06/2018 até 05/06/2018


Horário 8:30 am às 5:30 pm

Localização do Evento


Rio de Janeiro

Endereço: Rio de Janeiro

Cidade: Rio de Janeiro

Bairro:

Estado: Rio de Janeiro

Insira no Seu Calendário: 0

Mapa de Localização

Carregando mapa ....

Descriçao do Evento


Faltam

04-e-05.06.18-Cerimonial-e-organização-de-eventos-DF.pdf (11 downloads)

00

dias


00

horas


00

minutos


00

segundos


APRESENTAÇÃO

Este curso objetiva apresentar informações práticas sobre cerimonial, etiqueta e protocolo vigentes na sociedade no Brasil e no exterior, bem como oferecer instruções sobre Cerimonial Público, nos termos do Decreto 70.274 de 09/03/1972, que regulamenta a sua utilização, em solenidades oficiais brasileiras.

As regras de cerimonial não apareceram por acaso. Além de sua base legal, encontram seus fundamentos alicerçados em tradições, costumes, regras de cortesia, gentileza, hospitalidade e boa convivência. Estes princípios têm, historicamente, norteado o caráter das práticas de cerimonial.

Hoje, o cerimonial se expressa nos mais diversos segmentos da sociedade, como o religioso, o militar, o governamental, o cerimonial das empresas públicas e privadas e o de cunho social.

Nas relações entre Estados soberanos, os serviços diplomáticos obedecem tradicionalmente a regras estritas, válidas não só para os níveis hierárquicos do próprio país, mas, sobretudo, para as visitas e recepções de chefes de Estado e de Governo e de autoridades civis e militares estrangeiras. O Cerimonial de Estado regionalizou-se e internacionalizou-se, assumindo uma importância sem precedentes.

No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores, a exemplo de seus congêneres no resto do mundo, dispõe sobre a matéria, mantendo uma unidade especializada no assunto, atuando em estreita equivalência com a Presidência da República. De modo similar, os demais ministérios e órgãos governamentais, empresas estatais e instituições públicas têm aperfeiçoado suas práticas no campo do cerimonial.

Abordagem simples e direta sobre a importância e a necessidade do uso de cerimonial na rotina governamental. Seu uso, aplicações e praticidade nos eventos em geral. Os critérios usados de precedência, as técnicas e as ferramentas utilizadas serão apresentadas em sala de aula.

 

OBJETIVO:

Geral:

O curso buscará fornecer aos participantes, domínio e segurança para executar atividades de cerimonial, utilizando os conhecimentos e técnicas adequadas às suas necessidades.

Específicos:

  • Atuar como introdutor de visitas;

  • Criar sistemas de cumprimentos;

  • Planejar, organizar e coordenar reuniões, seminários, assinatura de atos, posses e demais solenidades;

  • Elaborar roteiros, programas de visitas;

  • Expedir convites, ofícios;

  • Providenciar bandeiras, hinos, presentes institucionais;

  • Determinar acessos, dispositivos, lugares de autoridades;

  • Contratar bufê, recepcionistas, tradutores e demais serviços;

  • Delegar responsabilidades à equipe envolvida;

  • Supervisionar e acompanhar os eventos;

  • Identificar os trajes e suas adequações em ambientes de trabalho;

  • Exercitar o controle emocional, a cordialidade e a solidariedade;

  • Valorizar sua equipe de trabalho, seus colegas e seu trabalho.

CARGA HORÁRIA:

16 h/a


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I. CERIMONIAL E PROTOCOLO

1. O Cerimonial no Processo Civilizatório

2. Sua importância, contexto e usos.

3. Legislação – principais tópicos:

  • Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972 (estabelece as Normas do Cerimonial Público e a Ordem Geral de Precedência);

  • Lei nº 5.700, 1º de setembro de 1971 (regula o uso dos Símbolos Nacionais).

  • Resolução 263/2003, de 30 de outubro de 2003 (regula o cerimonial do Supremo Tribunal Federal).

  • Ato da Mesa nº 70, de 10/01/2013 (Aprova as normas Protocolares e a Ordem Geral de Precedência da Câmara dos Deputados).

4. A precedência e seus aplicativos

5. O significado dos símbolos

6. O cerimonial do futuro

Modulo II. APLICAÇÕES DO CERIMONIAL

1.Símbolos Nacionais e dispositivos

2.Formas de tratamento e convites

3.Serviços de recepção: o anfitrião, as apresentações, o presente.

4.Mesas de trabalho e mesas sociais

Módulo III. TÉCNICAS COMPORTAMENTAIS

1.Boas maneiras e postura, ética, etiqueta

2.Mestre de Cerimônias

3.Equipe de cerimonial

4.Trajes: Imagem e Estilo

Módulo IV. EVENTOS

1.Planejamento e Organização de Eventos

2.Tipos de solenidades

 

METODOLOGIA

A metodologia usada no curso será a exposição teórica, fundamentada por autores consagrados, com a discussão de pesquisas e estudos sobre o assunto. Estudos de caso com base em experiência de trabalho e relatos com base na vivência profissional dos participantes. Exibição de vídeos e slides para melhor fixação do conteúdo. Uma apostila sobre o tema acompanha o curso.

Principais métodos:

  • Aulas expositivas

  • Exibição de vídeos

  • Estudos de caso.

 

PALESTRANTE

Inês Drumond Marques

 Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Brasília – UnB. Especialização em Relações Públicas e Comunicação Organizacional Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB e Pós-Graduação em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes – UCAM – RJ. Tem sólida experiência na área de Organização de Eventos, Cerimonial Público, Protocolo e Etiqueta. Atua em consultorias e coordenação de cerimonial. Ministra cursos na área há mais de dez anos para diversos órgãos da administração pública e empresas privadas. É professora recomendada pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento da Presidência da República e pela ESAF – Escola de Administração Fazendária/MF. Atuou como responsável pelo Setor de Relações Públicas e Cerimonial da EBC – Empresa Brasil de Comunicação (antiga Radiobrás). Foi assessora da Coordenadoria de Cerimonial da Câmara Legislativa do DF, e também atuou como chefe, substituta, de Cerimonial e Assuntos Internacionais do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Foi professora de Pós-Graduação do IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília – do curso Promoção e Gestão em Eventos. Atualmente é consultora de organismos internacionais e instrutora de cursos.

 

INVESTIMENTO

Valor Normal: R$ 2.350,00 por participante.

Valor promocional de R$ 2.300,00 para 3 ou mais participantes da mesma fonte pagadora.

 

INCLUSO:

Material didático e de apoio, almoço, coffee break e certificado de participação.


FORMAS DE PAGAMENTO

A Nota de Empenho deverá ser enviada para o e-mail: cvicursos@cvicursos.com.br ou para o Fax (61) 3034-1113 no máximo até 07 (sete) dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores.

CANCELAMENTOS ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até 05 (cinco) dias antes do evento. Após esse prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição. É importante que todas as informações complementares sejam feitas por escrito.

A CVI CURSOS confirmará os cursos oficialmente com até 07 dias de antecedência, sendo importante o aguardo da confirmação oficial para providências quanto à hospedagem e/ou compra de passagens para os participantes do curso.

Este curso pode ser realizado In Company, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua organização, com excelente relação custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.

A CVI CURSOS reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso, bem como substituir o docente, por motivo de força maior.

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento confirmando sua inscrição com até sete dias de antecedência.


Banco do Brasil
Agência: 2883-5
Conta Corrente: 11.180-5


INSCRIÇÃO


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BeTheme WordPress Theme