O Passo A Passo Do Siafi Operacional (Teoria E Prática)

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O Passo A Passo Do Siafi Operacional (Teoria E Prática)

Categoria

Data e Horário do Evento

Data 14/05/2018 até 18/05/2018


Horário 2:00 pm às 6:00 pm

Localização do Evento


CVI Cursos

Endereço: SRTVS, Quadra 701, Bloco III - Ed. Palácio do Rádio 1, 1º Andar

Cidade: Brasília

Bairro: Asa Sul

Estado: DF

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Descriçao do Evento


Faltam

14-a-18.05.18-SIAFI-Execução-Financeira-Orçamento.pdf (8 downloads)

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OBJETIVO:

O curso visa ao conhecimento do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI, à atualização das rotinas de execução orçamentária e financeira com as alterações decorrentes do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público-PCASP, ao conhecimento teórico sobre os assuntos abordados, e à prática da execução orçamentária e financeira. Ao final do curso o aluno estará apto a:

– Entender a estrutura do orçamento público e suas formas de apresentação.

– Conhecer o ciclo orçamentário e financeiro, e as rotinas respectivas no Siafi, com as alterações decorrentes do PCASP que afetam a execução orçamentária e financeira.

– Entender as principais definições e classificações da receita e despesa públicas.

– Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização.

– Compreender os procedimentos da programação financeira.

– Diferenciar crédito de recurso, bem como entender os principais conceitos utilizados na execução orçamentária e financeira (fonte, gestão, unidade orçamentária, vinculação, entre outros)

– Entender o funcionamento do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber – CPR

– Entender o lançamento de documentos no CPR e os procedimentos de execução da despesa no Siafi (empenho, liquidação e pagamento)

– Entender os procedimentos da solicitação, aprovação e liberação de recursos.

– Entender os mecanismos de pagamento no governo federal, as ordens bancárias e suas aplicações.

– Entender os principais conceitos e lançamentos de retenção e recolhimento de tributos no Siafi (GPS, DARF, DAR).


PÚBLICO-ALVO

Destina-se a atender aos envolvidos nas ações de acompanhamento, execução e controle dos processos de execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo, e profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras.

 

CARGA HORÁRIA

20 h/a


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I – SIAFI – Apresentação, Conceitos Básicos e Tabelas

1. Ciclo de Gestão: Noções de PPA, LDO e LOA 2. Siafi: Apresentação e Conceitos Básicos do Sistema: Histórico, Objetivos, Características, Modalidades de Uso. 4. Formas de Acesso, Modalidades de Consulta e Segurança. 5. Nomenclaturas utilizadas no SIAFI: Órgão, Unidade Orçamentária (UO), Unidade Gestora (UG), Gestão, Crédito, Recurso. 6. Conceitos Fundamentais para Navegação e Acesso: Diagrama do Sistema. Menu Principal. Incluindo e Consultando Mensagens (INCMSG, CONMSG, CONRECMENS) 7. Verbos. 8. Principais Documentos de Entrada de Dados: NC, NE, NL, PF, OB. 9. Transações de Informações e Tabelas Administrativas: Lista de Usuários da Unidade Gestora (LISTAUSUG). Tabela de Órgão (CONORGAO). Tabela de Unidade Gestora (CONUG). Tabela de Unidade Orçamentária (CONUO). 10. Exercícios de Fixação.

Módulo II –  Orçamento, Descentralização de Créditos e Empenho

1. Aspectos relacionados à descentralização de créditos orçamentários e empenho da despesa no SIAFI. Distinção entre crédito e recurso. 2. Extração de informações da Lei Orçamentária Anual. 3. Conceitos: Esfera Orçamentária. Princípios Orçamentários. Programa de Trabalho. Programa de Trabalho Resumido. Fonte de Recursos. Natureza da Despesa. Indicador de resultado primário. Plano Interno 4. Créditos adicionais. 5. Descentralização do crédito orçamentário. Destaque e provisão. 6.Tabelas: Natureza de Despesa Orçamentária (CONNATSOF), Programa de Trabalho (CONPT), Programa de Trabalho Resumido (CONPTRES), Fonte de Recursos (CONFONTE)  7. Execução do Orçamento: Roteiro para detalhamento do Crédito Autorizado (DETAORC), para a Descentralização de Créditos (NC), e para o Empenho da Despesa (ATULI e NE); 8. Passo a passo para Consultas na conta de Crédito Disponível (CONRAZAO). Exercícios de Fixação.

Módulo III – Subsistema Contas a Pagar e a Receber – CPR

1.CPR: Apresentação. Vantagens do CPR. Conceitos Básicos, 2. Estrutura e Funcionamento. 3. Projeto Novo Siafi: Inovações; estrutura; plataforma. 4. Novo CPR: Estrutura do novo CPR e navegação 5. Roteiro para inclusão, consulta e gerenciamento de compromissos. (INCDH, GERCOMP, DEMCOMP, CONTIPDH, CONSIT).

Módulo IV – Programação Financeira

1 – Aspectos gerais da Programação Financeira: O Sistema de Programação Financeira do Governo Federal, O Processo de Programação Financeira no Governo Federal, Regras para Liberação de Recursos, Programação das Receitas e Despesas; Observações Importantes sobre a Programação Financeira 2. Análise dos principais aspectos do Decreto de Programação Financeira e seus efeitos para os gestores públicos, Regras de controle do contingenciamento no Siafi. 3.O processo de programação financeira no Siafi: Regras de controle no Siafi, Acompanhamento do pagamento efetivo dos órgãos, Política de restos a pagar e recurso diferido. 4. Roteiro para Solicitação, Aprovação, Liberação e remanejamento de Recursos Financeiros. Roteiro para Consultas a Programação Financeira. Exercícios de Fixação.

Módulo V –  Modalidades de Pagamento – Ordens Bancárias

1. Documentos de pagamento. 2. Apresentação das principais características de Ordens Bancárias. Relacionamento das movimentações com o Sistema Financeiro. Prazos de pagamento; Horários de emissão. 3. Formas de preenchimento no CPR das principais ordens bancárias. 4. Estudo de casos práticos, com enfoque na rotina da OB Fatura. 5. Roteiro para emissão da OBD-Fatura, OBB-Banco com lista de credores, OBC-Crédito. 6. Roteiro para Cancelamento e Consulta das OB. 7 . Atualização da rotina de OB (alteração de rotina em 2017). 8 Exercícios de Fixação.

Módulo VI – Retenção e Recolhimentos de Tributos no Governo Federal

1. Noções Básicas de Direito Tributário 2. Regras para Retenção de Imposto de Renda Pessoa Física e Pessoa Jurídica nos pagamentos efetuados pela Administração Pública: legislação aplicada; fato gerador; regras para retenção pelos órgãos públicos federais; base de cálculo da retenção; isenções, recolhimento do valor retido 3. Regras para Retenção de do INSS nos pagamentos efetuados pela Administração Pública: legislação aplicada; fato gerador; regras para retenção pelos órgãos públicos federais; base de cálculo da retenção; recolhimento do valor retido 4. Regras para Retenção do ISS nos pagamentos efetuados pela Administração Pública: legislação aplicada; fato gerador; regras para retenção pelos órgãos públicos federais; base de cálculo da retenção; recolhimento do valor retido; 5. Tabelas no Siafi. Exercícios de Fixação.

 

METODOLOGIA

Serão realizadas aulas teóricas e práticas (no Siafi Educacional) sobre os assuntos acima relacionados, além de exercícios de fixação. Assim, os participantes terão o conhecimento da legislação, das rotinas utilizadas e dos conceitos. As aulas são expositivas e participativas, com exemplos de casos práticos, esclarecimento de dúvidas e apresentação de slides.


INVESTIMENTO

R$ 2.550,00 por participante.

Valor promocional de R$ 2.500,00 para inscrições com até 20 dias de antecedência do evento.

Para cada 05 (cinco) inscrições, vinculadas à mesma fonte pagadora, será concedida a 6ª inscrição como cortesia.

Benefícios:

Livro Curso de Siafi: Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira. Paulo Henrique Feijó, Liane Ferreira Pinto, Francisco Glauber Lima Mota, Louise Caroline de S. e Silva – 3ª edição, Volume I, Brasília: Gestão Pública, 2014.

Material de apoio, almoço, coffee break, um computador por aluno, para utilização durante o treinamento, e certificado de participação.


OBSERVAÇÕES / FORMAS DE PAGAMENTO

A Nota de Empenho deverá ser enviada para o e-mail: cvicursos@cvicursos.com.br ou para o Fax (61) 3034-1113 no máximo até 07 (sete) dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores.

CANCELAMENTOS ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até 05 (cinco) dias antes do evento. Após esse prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição. É importante que todas as informações complementares sejam feitas por escrito.

A CVI CURSOS confirmará os cursos oficialmente com até 07 dias de antecedência, sendo importante o aguardo da confirmação oficial para providências quanto à hospedagem e/ou compra de passagens para os participantes do curso.

Este curso pode ser realizado In Company, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua organização, com excelente relação custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.

A CVI CURSOS reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso, bem como substituir o docente, por motivo de força maior.

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento confirmando sua inscrição com até sete dias de antecedência.


Banco do Brasil
Agência: 2883-5
Conta Corrente: 11.180-5


INSCRIÇÃO

As reservas estão fechadas para este evento.

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