Elaboração De Relatório De Auditoria Tendo Como Referência Os Padrões Do TCU

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Elaboração De Relatório De Auditoria Tendo Como Referência Os Padrões Do TCU

Categoria

Data e Horário do Evento

Data 07/02/2019 até 08/02/2019


Horário 8:30 am às 5:30 pm

Localização do Evento


CVI Cursos

Endereço: SRTVS, Quadra 701, Bloco III - Ed. Palácio do Rádio 1, 1º Andar Asa Sul

Cidade: Brasília

Bairro:

Estado: DF

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Descriçao do Evento


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OBJETIVO:

Capacitar os participantes para a elaboração de relatórios de auditoria eficientes, de acordo com as mais modernas técnicas e com as normas aplicáveis ao setor público, usando como referência os padrões do Tribunal de Contas da União.


PÚBLICO-ALVO

Servidores das três esferas de governo que atuem ou pretendam atuar em tribunais de contas, controladorias, auditorias internas de estatais, autarquias e fundações, bem como em unidades do sistema de controle interno ou em setoriais contábeis.

CARGA HORÁRIA

16 horas/atividade


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. AUDITORIA: CONCEITOS E PRINCÍPIOS GERAIS

1.1. Conceito de auditoria

1.2. Classificação da Auditoria

1.2.1. Auditoria privada e auditoria governamental

1.2.2. Auditoria de legalidade, contábil-financeira e operacional

1.3. Resultados da auditoria

1.4. Comunicação dos resultados: por quê e para quem

2. NORMAS TÉCNICAS APLICÁVEIS À ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE AUDITORIA

2.1. Normas internacionais

2.2. Normas do TCU

3. REVISÃO DOS PAPÉIS DE TRABALHO E DOS ACHADOS

3.1. Atributos dos papéis de trabalho

3.2. Revisão dos papéis de trabalho

3.3. Revisão dos achados de auditoria pelo coordenador da equipe

3.4. Discussão/revisão dos achados com o supervisor

4. RELATÓRIO PRELIMINAR

4.1. Elaboração e revisão

4.2. Comentários dos responsáveis

5. REDAÇÃO DE RELATÓRIOS

5.1. Linguagem culta e técnica

5.2. Sintaxe

5.2.1. Frases fragmentadas

5.2.2. Paralelismo

5.2.3. Erros de comparação

5.2.4. Ambiguidade

5.2.5. Regência de alguns verbos de uso frequente

5.3. Semântica

5.3.1. Expressões a evitar

5.3.2. Expressões de uso recomendável

6. REQUISITOS DE QUALIDADE DOS RELATÓRIOS DE AUDITORIA

6.1. Clareza

6.2. Concisão

6.3. Convicção

6.4. Exatidão

6.5. Relevância

6.6. Tempestividade

6.7. Objetividade

7. ESTRUTURA E CONTEÚDO DOS RELATÓRIOS

7.1. Declaração de conformidade com as Normas Técnicas

7.2. Objetivos da auditoria, escopo, metodologia e limitações

7.3. Descrição da visão geral do objeto

7.4. Apresentação dos achados

7.5. Conclusões

7.6. Propostas de encaminhamento

8. RECOMENDAÇÕES ADICIONAIS PARA A QUALIDADE DOS RELATÓRIOS DE AUDITORIA

8.1. Recomendações de caráter geral

8.2. Recomendações específicas

8.3. Tratamento de informações sigilosas ou sensíveis

8.4. Falhas mais comuns na elaboração de relatórios de auditoria

9. ETAPAS POSTERIORES À ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO


PALESTRANTE

Maria Lúcia de Oliveira Feliciano de Lima

Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Já desempenhou as funções de Gerente de Desenvolvimento de Capacidades da IDI (Iniciativa de Desenvolvimento da Intosai – entidade ligada à Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), com sede na Noruega), Assessora da Secretaria de Métodos e Suporte ao Controle Externo do TCU, Coordenadora Técnica do Projeto de apoio à modernização do TCU. Graduada em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Brasília (1986). MBA em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas (2001). Mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2011). Instrutora do ISC/TCU, da FGV, da UDF, do CNJ e de outras instituições.


INVESTIMENTO

Valor Normal: R$ 2.590,00 por participante.

Valor promocional de R$ 2.540,00 para 3 ou mais participantes da mesma fonte pagadora.

 

INCLUSO

Material didático e de apoio, almoço, coffee break e certificado de participação.


FORMAS DE PAGAMENTO

A Nota de Empenho deverá ser enviada para o e-mail: cvicursos@cvicursos.com.br ou para o Fax (61) 3034-1113 no máximo até 07 (sete) dias antes da realização do evento. Em caso do não envio, não será confirmada a inscrição dos servidores.

CANCELAMENTOS ou SUBSTITUIÇÕES: Os Cancelamentos deverão ser informados até 05 (cinco) dias antes do evento. Após esse prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição. É importante que todas as informações complementares sejam feitas por escrito.

A CVI CURSOS confirmará os cursos oficialmente com até 07 dias de antecedência, sendo importante o aguardo da confirmação oficial para providências quanto à hospedagem e/ou compra de passagens para os participantes do curso.

Este curso pode ser realizado In Company, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua organização, com excelente relação custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.

A CVI CURSOS reserva-se o direito de adiar ou cancelar o curso, bem como substituir o docente, por motivo de força maior.

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento confirmando sua inscrição com até sete dias de antecedência.


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Agência: 2883-5
Conta Corrente: 11.180-5


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