Pare De Deixar Trabalho Para Amanhã – 6 Dicas De Produtividade

8 Indicadores De Necessidade De Treinamento Que Você Não Pode Ignorar
4 de julho de 2017
A Importância Da Retenção Dos Tributos Na Implantação Da EFD-Reinf
1 de Março de 2018

Pare De Deixar Trabalho Para Amanhã – 6 Dicas De Produtividade

Vivemos dias em que a maior reclamação das pessoas é a falta de tempo. É comum ao nos encontrarmos com um amigo ou parente que não vemos há algum tempo, ouvirmos as frases: “… ando na correria, meu dia não tem mais 24 horas, estou sem tempo…”. E como consequência acompanhamos casamentos desfeitos, amizades abaladas, e o aumento gigantesco do stress. Christian Barbosa, diz que: “… a maior doença epidêmica do século XXI, não é a dengue, H1N1 ou qualquer outra que você tenha visto nos noticiários. A maior epidemia que vivemos no nosso cotidiano é a falta de tempo”.

E no mundo corporativo não é diferente. O acúmulo de trabalho já faz parte da rotina, começar e terminar uma tarefa no mesmo dia é quase um milagre. Contudo, vale ressaltar que para sermos realmente produtivos precisamos saber usar o tempo ao nosso favor. Agendas cheias, prazos apertados e a necessidade de cada dia sermos mais produtivos torna imprescindível sabermos otimizar o nosso tempo.

Os maiores roubadores de tempo da atualidade são as infinitas distrações as quais somos bombardeados a todo momento, vindas de notificações de nossos celulares seja do whatsapp, facebook, instagram, enfim das redes sociais como um todo, com suas notícias e vídeos que viralizam em questão de poucas horas.
Diante de toda essa avalanche que consome nosso tempo é fundamental termos estratégias para nos mantermos focados e produtivos. Para tanto listei algumas dicas para ajuda-lo a ser mais produtivo e parar de deixar trabalho para amanhã.

1 – Use o tempo ao seu favor: Determine que quem manda no seu tempo é você! Na verdade você precisa saber usar o tempo que já tem, e não de mais tempo. Não permita que distrações de qualquer natureza venham tirar o foco da tarefa importante que esteja executando. Trabalhar com celular no silencioso até que tenha completado suas tarefas é uma boa estratégia.

2 – Planeje seu dia: Outra dica é relacionar as atividades diárias e tentar executá-las no mesmo dia, sempre priorizando as tarefas mais importantes. Caso fique alguma pendência para o dia seguinte execute o quanto antes, porém no caso de aparecer outras atividades sempre encaixa-las pela ordem de prioridade. Às vezes nos iludimos achando que conseguiremos organizar de forma rápida o nosso dia, porém nem sempre isso acontece e o resultado é um acúmulo de intermináveis tarefas. Portanto, o planejamento é fundamental para nos ajudar a otimizar nosso tempo.

3 – Estabeleça prazo para conclusão de suas tarefas: Após listar suas tarefas diárias, divida seu horário pela quantidade de tarefas do dia deixando um tempo maior para as tarefas mais complexas. Uma técnica que ajuda bastante é a Pomodoro que é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos, que variam de 3 a 5 minutos dependendo do esforço exigido
para cada tarefa.

4 – Faça pequenos intervalos durante a execução de suas tarefas: É provado que trabalhar por longas horas ininterruptas compromete a produtividade. As pausas são necessárias para se manter o nível de produtividade. No geral recomenda-se um breve intervalo para beber uma água, comer alguma coisa, enfim dar uma relaxada no corpo para que se volte a ter concentração e disposição para o trabalho.

5 – Não seja perfeccionista ao extremo: Um trabalho, projeto ou tarefa ricos em detalhes, capricho e excelente apresentação, agrada a mais exigente pessoa, todavia é importante avaliar o tempo dispensado para cada tarefa, os prazos não podem ser ignorados. Existe uma máxima que diz que “o feito é melhor que o perfeito”. Então faça o seu melhor, sem abrir mão dos prazos para não comprometer sua produtividade.

6 – Evite a procrastinação: Infelizmente a procrastinação faz parte da vida dos seres humanos, em alguma área sempre deixamos algo para depois que vamos adiando, empurrando com a barriga o quanto pudermos. Contudo, no mundo corporativo essa prática é muito prejudicial, pois compromete sobremaneira a produtividade. Sempre que possível, comece e termine suas tarefas, não estabeleça metas inatingíveis, coloque metas alcançáveis para não cair no erro da procrastinação por não conseguir executar. Se uma tarefa for grande e complexa dedique um tempo maior e seja disciplinado fazendo um pouco todos os dias.

As dicas listadas aqui se aplicadas te ajudarão a adquirir hábitos saudáveis que resultarão em sucesso no trabalho e nas demais áreas de sua vida. Gerir o seu tempo, planejar suas tarefas, evitar a procrastinação dentre outras, são simples atitudes que podem fazer grande diferença no seu dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BeTheme WordPress Theme